Voltar Voltar
Notícias 2011-07-25
Consciência Ambiental e o ISO 14000

   Com o desenvolvimento da indústria e economia, o impacto ambiental começou a tornar-se um problema para o mundo. Com a questão ambiental como preocupação a ISSO (International Organization for Standardization – Organização Internacional de Padronização) criou o certificado 14000. O ISO 14000 estabelece normas sobre a área de gestão ambiental dentro das empresas.

   A empresa precisa seguir uma série de diretrizes para obter o certificado. Entre elas comprometer-se com as normas, treinar coordenadores, divulgar a nova política ambiental, definir impactos causados pela mesma, dar palestras para os funcionários, elaborar manuais de gerenciamento ambiental, implantar ações corretivas, etc.  Tendo o sistema de gerenciamento ambiental da empresa aprovado pela auditoria a empresa continua sendo auditada periodicamente por uma organização certificadora para a manutenção do ISO 14000.  O principal beneficio do ISO 14000 é a diminuição do impacto ambiental e a padronização de ações ambientais para evitar abusos. Segundo o último relatório da organização WWF (World Wide Fund for Nature) o homem utiliza 20% mais recursos do que a natureza é capaz de repor sozinha. Apesar do número de empresas tentando se adequar as normas ambientais a degradação do meio ambiente continua crescendo rapidamente. Podemos assim afirmar que este selo/certificação é mais um passo a caminho da sustentabilidade ambiental.  Para a empresa existem benefícios como evitar o desperdício de recursos naturais, reduzir  custos com tratamento de efluentes, obter reconhecimento dos clientes pela consciência ambiental, entre outros. O cliente passa a confiar mais no produto pela prioridade que a empresa dá aos recursos ambientais.  No Brasil o INMETRO é responsável pela certificação e fiscalização. Segundo o mesmo, no Brasil existem 240 empresas que possuem a certificação. E a procura pela adequação continua crescendo. Com a valorização e popularização do ISO 14000 as empresas tendem a criar uma consciência ambiental cada vez maior, uma vez que a população passa a cobrar uma postura da mesma para viver uma vida melhor.

 

Ambiental Vitare 2011 - Todos os Direitos Reservados Desenvolvimento: Tato Publicidade & TR1 Agencia Digital TR1 Agência Digital